Ingenuity

Nasa enviará dois helicópteros em missão para Marte

Desde o último ano, o Ingenuity fez cerca de 30 voos experimentais. 

nasa-enviara-dois-helicopteros-em-missao-para-marte
Ilustração da Nasa que mostra robôs e helicópteros (Créditos: Divulgação/ Nasa)

A Nasa, agência espacial note-americana deve lançar mais dois mini-helicópteros para Marte. A missão pretende retornar amostras científicas do solo marciano à Terra.

Publicidade

O mini-helicóptero Ingenuity fez seu histórico primeiro voo em Marte em 2021, como parte de uma estratégia da agência apenas para avaliar as condições de voo no planeta. Desde o último ano, o Ingenuity fez cerca de 30 voos experimentais.

A ESA, a agência espacial europeia, e a Nasa, planejam construir e lançar no final desta década dois equipamentos semelhantes que irão transportar ao nosso planeta amostras de rochas e solo de Marte. Caso o ocorra como o plaejado,  até 30 amostras seriam coletadas em 2031 e chegariam à Terra em 2033.

O programa Mars Sample Return (Programa de Retorno de Amostras de Marte, em tradução livre) está na fase final do seu projeto de design. A missão pretende fazer com que o Perseverance, robô lançado junto com o Ingenuity e que busca vestígios de vida no planeta, se desloque por conta própria até o módulo de pouso onde estará estacionado esse foguete.

No entanto, caso o robô falhe com essa tarefa, os novos helicópteros seriam acionados: os dois equipamentos que estão sendo construídos carregariam as amostras do Perseverance. “Temos confiança de que podemos contar com o Perseverance para trazer as amostras de volta e adicionamos os helicópteros como uma espécie de plano B”, disse Jeff Gramling,  diretor do programa da Nasa.

Publicidade