
A Nasa, agência espacial note-americana deve lançar mais dois mini-helicópteros para Marte. A missão pretende retornar amostras científicas do solo marciano à Terra.
O mini-helicóptero Ingenuity fez seu histórico primeiro voo em Marte em 2021, como parte de uma estratégia da agência apenas para avaliar as condições de voo no planeta. Desde o último ano, o Ingenuity fez cerca de 30 voos experimentais.
A ESA, a agência espacial europeia, e a Nasa, planejam construir e lançar no final desta década dois equipamentos semelhantes que irão transportar ao nosso planeta amostras de rochas e solo de Marte. Caso o ocorra como o plaejado, até 30 amostras seriam coletadas em 2031 e chegariam à Terra em 2033.
O programa Mars Sample Return (Programa de Retorno de Amostras de Marte, em tradução livre) está na fase final do seu projeto de design. A missão pretende fazer com que o Perseverance, robô lançado junto com o Ingenuity e que busca vestígios de vida no planeta, se desloque por conta própria até o módulo de pouso onde estará estacionado esse foguete.
No entanto, caso o robô falhe com essa tarefa, os novos helicópteros seriam acionados: os dois equipamentos que estão sendo construídos carregariam as amostras do Perseverance. “Temos confiança de que podemos contar com o Perseverance para trazer as amostras de volta e adicionamos os helicópteros como uma espécie de plano B”, disse Jeff Gramling, diretor do programa da Nasa.
NASA revela o que é o “espaguete” misterioso encontrado em Marte #OlharDigital pic.twitter.com/zKiMoNrhBS
— Olhar Digital (@olhardigital) August 4, 2022