Faltam pouco mais de 96 horas para saber o nome do próximo Presidente da Argentina. A pergunta que fica é: O que acontecerá com o dólar se Javier Milei ou Sergio Massa vencerem?
E à medida em que nos aproximamos do iminente segundo turno entre Sergio Massa e Javier Milei, a lupa se concentra, entre outras questões, como a cor da cédula imposta influenciará o preço do dólar.
Especialistas ouvidos por Perfil
E para os especialistas, embora uma vitória do Ministro da Economia, bem como do candidato da União Pela Pátria possa ter um efeito mais gradual, como resultado de suas propostas econômicas mais progressistas, uma vitória do libertário e referência de A Liberdade Avança pode provocar uma forte pressão sobre a moeda como resultado da incerteza gerada tanto pelo plano de dolarização como pelas formas como ocorrerá a transição governamental , o que poderá até levar a uma corrida sem precedentes.
Deve-se notar que o preço da moeda dos EUA é fundamental para o cotidiano dos argentinos. Porque, embora não seja aquela que faz parte da carteira ou bolsa diária, é a moeda que se utiliza nas negociações internacionais e que define parâmetros de referência para bens , como smartphone, serviços, como a taxa de streaming e matérias-primas, como petróleo, soja e trigo, entre outros.
E com base em tudo isso, uma variação no seu valor pode ter impactos significativos, para citar, nos preços dos produtos de grande consumo no supermercado, em meio a um contexto econômico mais que delicado, com inflação de dois dígitos nos últimos três meses e projeções de alta para o médio prazo. Por esta razão, o dólar é uma questão primordial para os argentinos na preparação para uma definição eleitoral histórica.
O que acontecerá com o dólar se Milei vencer?
Para a analista de mercado Elena Alonso , em caso de vitória do atual Deputado Nacional e ex-economista-chefe da Máxima AFJP, entre outros, “teremos um cenário semelhante ao pós PASO (primárias argentinas)”.
Para o economista Pablo Tigani , por sua vez, uma vitória de Liberdade Avança pode gerar uma “ultrapassagem” muito importante , considerando as declarações anteriores do candidato à Casa Rosada, que durante a campanha sustentou que “quanto mais alto o dólar, melhor”.
O que acontecerá com o dólar se Massa vencer?
Outro cenário possível é que, mantendo a tendência do primeiro turno, Sergio Massa seja o candidato mais votado e passe, em pouco mais de três semanas, de ministro da Economia a assumir a presidência da Nação.
Se isso acontecer, ele terá que colocar a faixa e dar as primeiras palavras como presidente no Congresso Nacional. E este aspecto é muito relevante já que, para o economista e chefe de pesquisa da Ecolatina, Santiago Manoukian “um sinal de medidas menos disruptivas poderia reduzir a incerteza, trazer calma ao mercado e ver um pouco mais de tranquilidade” .
* Leia a análise completa em Perfil.com