entenda

O que levou Dilma Rousseff a encontrar Vladimir Putin?

A reunião faz parte dos compromissos da Cúpula Rússia-África, que acontece em São Petersburgo

dilma-putin-brics
(Crédito: Reprodução)

Nessa quarta-feira (26), Dilma Rousseff, ex-presidente da República e atual presidente do banco dos Brics, se reuniu com o presidente da Rússia, Vladmir Putin.  O encontro ocorreu em São Petersburgo.

Publicidade

Em nota divulgada pela assessoria de Dilma nas redes sociais, foi esclarecido que, por causa das sanções relacionadas à guerra com a Ucrânia, o Banco do Brics (NDB), do qual ela é a presidente, não considerará novos projetos na Rússia. O banco opera seguindo restrições aplicáveis nos mercados financeiros. internacionais.

“Os membros da nossa organização Brics não fazem amigos contra alguém, mas trabalham em prol dos interesses uns dos outros. Isso também se aplica à esfera financeira”, disse Putin, segundo agências russas.

Dilma Rousseff também terá uma reunião bilateral com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para discutir a próxima cúpula do Brics,  agendada para ocorrer entre os dias 22 e 24 de agosto deste ano, no país africano

Publicidade

Vladimir Putin não vai participar desta cúpula. O encontro do grupo tem como objetivo negociar tratados de comércio e cooperação para aumentar seu crescimento econômico.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.