SUL DE GAZA

ONU se opõe à operação em Rafah, que abriga mais da metade dos deslocados palestinos

A densidade de habitantes na região torna o cenário extremamente desafiador para proteger os civis em situações de ataques terrestres vindos de Israel

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, instruiu as forças militares a desenvolverem um plano que visasse retirar os civis palestinos de Rafah, no sul de Gaza, e a derrotar os últimos combatentes do Hamas.
Stephane Dujarric, porta-voz da ONU – Crédito: Reprodução/Youtube

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, instruiu as forças militares a desenvolverem um plano que visasse retirar os civis palestinos de Rafah, no sul de Gaza, e a derrotar os últimos combatentes do Hamas. Contudo, nesta sexta-feira (9), a Organização das Nações Unidas (ONU) se opôs ao plano de evacuação dos civis.

Publicidade

Em resumo, a organização argumenta que Rafah abriga mais da metade dos deslocados internos e que seria inviável realizar uma operação dessa escala.

“Estamos extremamente preocupados com o destino dos civis em Rafah. Nós não apoiaríamos de forma alguma o deslocamento forçado, o que vai contra o direito internacional”, indicou Stephane Dujarric, porta-voz da ONU.

Vale destacar que dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza, mais da metade está abrigada em Rafah. Além disso, muitas dessas pessoas estão confinados próximos à cerca da fronteira com o Egito. Essa população de deslocados vive em condições precárias, morando em tendas improvisadas.

Nesse sentido, o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários chegou a declarar que a densidade de habitantes em Rafah torna o cenário extremamente desafiador para proteger os civis em situações de ataques terrestres vindos de Israel.

Publicidade

“O congestionamento em Rafah chegou a um ponto onde as rotas normais são bloqueadas por tendas montadas por famílias que procuram qualquer espaço limpo e plano disponível”, acrescentou o porta-voz.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.