mudanças climáticas

Paquistão: temperaturas passam de 52ºC durante onda de calor

Os moradores, adaptados a essas condições extremas, tendem a ficar em casa ou buscar áreas próximas à água para se refrescar

Temperaturas passam de 52ºC durante onda de calor no Paquistão
Onda de calor no Paquistão – Créditos: Getty Images

Na província de Sindh, sul do Paquistão, as temperaturas ultrapassaram os 52ºC, marcando o registro mais alto do verão e se aproximando do recorde nacional. Este calor extremo é parte de uma onda de calor que afeta toda a Ásia, exacerbada pela mudança climática causada pelo homem, conforme indicado por cientistas internacionais.

Publicidade

Em Mohenjo Daro, uma cidade conhecida por seus sítios arqueológicos datados da Civilização do Vale do Indo construída em 2500 a.C., as temperaturas atingiram os 52,2ºC nas últimas 24 horas, perto dos recordes da cidade e do país. Esta cidade enfrenta verões escaldantes, invernos amenos e pouca precipitação.

Com a onda de calor atual, os mercados locais, como padarias e lojas de chá, estão vendo uma diminuição significativa na atividade. Os moradores, como Wajid Ali, dono de uma barraca de chá, enfrentam dificuldades devido ao calor intenso, com poucos clientes.

Os clientes não estão vindo para o restaurante por causa do calor extremo. Eu fico ocioso no restaurante com estas mesas e cadeiras e sem nenhum cliente“, disse à CNN. “Tomo banho várias vezes ao dia, o que me dá um pouco de alívio. Também não há energia. O calor nos deixou muito desconfortáveis”, contou.

Os moradores, adaptados a essas condições climáticas extremas, tendem a ficar em casa ou buscar áreas próximas à água para se refrescar.

Publicidade

Paquistão está vulnerável às mudanças climáticas

Em entrevista coletiva na última sexta-feira (24), a coordenadora do primeiro-ministro sobre o clima, Rubina Khursheed Alam, disse que o “Paquistão é o quinto país mais vulnerável ao impacto da mudança climática. Testemunhamos chuvas acima do normal, inundações”. Ela acrescentou que o governo está realizando campanhas de conscientização devido às ondas de calor.

A temperatura mais alta registrada no país foi em 2017, quando os termômetros marcaram 54ºC na cidade de Turbat, localizada na província sudoeste do Baluchistão.

A onda de calor está prevista para diminuir em Mohenjo Daro e região, mas é esperado que outra onda afete diferentes áreas em Sindh, incluindo a capital, Karachi, que é a maior cidade do Paquistão.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.