Em breve, a ordem de colocar os celulares em modo avião deverá ser abandonada nos voos na União Europeia (UE). O comando do bloco determinou que as operadoras poderão oferecer acesso 5G aos passageiros enquanto eles estão no ar.
A decisão foi anunciado no fim de novembro e determina que os países estejam prontos para implantar a mudança até 30 de junho de 2023. No entanto, a UE não divulgou detalhes de como isso será feito.
Thierry Breton, Comissário da UE para o Mercado Interno, disse que o plano “permitirá serviços inovadores para as pessoas” e ajudará as empresas europeias a crescer. “O céu não é mais um limite quando se trata de possibilidades oferecidas pela conectividade super-rápida e de alta capacidade”, disse ele.
O veto ao uso de celulares ligados nos voos foi adotado no mundo todo, desde a popularização dos celulares, por temor de que eles pudessem atrapalhar a comunicação entre os aviões e as torres de controle, bem como os sensores e sistemas digitais das aeronaves.
“Não há risco de segurança. As pesquisas em que se baseavam a determinação de desligar os celulares nos aviões eram muito limitadas. As circunstâncias que causariam alguma interferência são muito remotas: uma chance em 10 milhões de que algo possa acontecer”, diz Willie Walsh, diretor-geral da Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos).
🇪🇺The EU has ditched #AirplaneMode rule – passengers in Europe will now be able to connect to 4G or 5G while on a plane.
For low altitudes they can connect normally. For high altitudes, airlines can equip planes with 5G receptors to connect for free. https://t.co/FM5trwqBqX
— Dave Keating (@DaveKeating) November 25, 2022