problema para a apple

Carregador universal de celular será obrigatório na União Europeia

A marca da maçã terá até setembro de 2024 para se adequar às novas normas.

Carregador universal de celular será obrigatório na União Europeia
O modelo Lightning, da Apple, deixará de ser comercializado na Europa a partir de 2024 (Crédito: Canva Fotos)

O Parlamento Europeu aprovou, nesta terça-feira (4), uma medida que torna obrigatória a padronização do carregador de celular no continente. Com a reforma, a Apple terá que trocar os carregadores de seus iPhones e outros dispositivos da marca a partir de setembro de 2024.

Publicidade

A entrada USB-C, utilizada por dispositivos baseados no sistema operacional Android, foi a escolhida e se tornará padrão em todos os 27 países da União Europeia (UE). Além de smartphones e outros aparelhos portáteis, os laptops também estão incluídos na mudança. Os computadores portáteis terão que se atualizar até 2026.

Segundo Alex Agius Saliba, membro do Parlamento Europeu e relator do projeto, carregadores antigos não serão proibidos porque poderiam gerar um impacto ambiental muito grande, além dos custos aos consumidores. Saliba também acredita que a mudança deve levar uma eliminação gradual de produtos mais antigos na Europa.

A Apple, antes da decisão da UE, já afirmara que a proposta poderia prejudicar a inovação dos novos produtos, além de gerar uma montanha de lixo eletrônico. Em contrapartida, a Comissão Europeia avalia que um único carregador de celular poderia economizar cerca de 250 milhões de euros para os consumidores.

Cerca de metade dos celulares vendidos na Europa em 2018 tinham um conector USB micro-B; 29% já vieram com o USB-C e 21% vieram com o conetor Lightning, usado pela Apple.

Publicidade

 

Publicidade