CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Pesquisa na Argentina: Bullrich está em 1º; Milei e Massa vêm a seguir

Nas eleições primárias, os argentinos votam para definir quais candidatos disputarão o pleito presidencial de outubro deste ano

Pesquisa Argentina: Bullritch está em 1º; Milei em e Massa vêm a seguir
Pesquisa eleitoral na Argentina aponta a candidata oposicionista, Patricia Bullritch, em 1º lugar (Crédito Foto: Reprodução)

Uma pesquisa eleitoral na Argentina colocou Patricia Bullrich em 1º lugar, com 25,7% das preferências, com uma grande diferença sobre Horacio Larreta  (7,5%), ambos do grupo político Juntos por el Cambio. Do lado do Unión por la Patria, Sergio Massa (18,9%) leva a melhor sobre Juan Grabois, que apareceu com 9,6%. Os números são do último estudo da Giacobbe & Asociados.

Publicidade

Com os candidatos às PASO, começam a surgir as primeiras sondagens, que mostram um panorama complexo para o partido no poder, embora também a oposição deva observar de perto os números. As eleições primárias – PASO – também são denominadas Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias.

As PASO foram criadas em 2009 e preveem um processo primário eleitoral no qual a população vota nos candidatos que poderão disputar os cargos de governo.

A pesquisa foi realizada entre 27 de junho e 2 de julho, após o fechamento das listas das PASO; 2.500 pessoas foram consultadas por meio de dispositivos móveis e em envelope lacrado. O estudo tem uma margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Ao perguntar aos entrevistados em quem votariam nas PASO, Patrícia Bullrich foi a mais indicada (25,7%), superando Larreta por mais do que o triplo dos votos na eleição interna (7,5%). Somando os percentuais de ambos, Juntos por el Cambio detém 33,2%.

Publicidade

Do lado da Unión por la Patria, Sergio Massa (18,9%) e Juan Grabois (9,6%) chegam a 28,5%. Nesse caso, o percentual de Grobois é surpreendente, já que na maioria das pesquisas realizadas, seu índice fica em torno de 5%.

Em terceiro lugar aparece Javier Milei com 22,3%. As intenções de voto do líder do La Libertad Avanza parecem ter estagnado e, com este número, ele não chegaria ao segundo turno das eleições.

As eleições estão marcadas para o dia 22 de outubro, quando acontecerá o primeiro turno das eleições presidenciais  e também dos governadores das 23 províncias da Argentina; um possível segundo turno para presidente está marcado para 19 de novembro.

Publicidade

Um candidato pode ganhar a presidência em um único turno alcançando 45% dos votos ou, ainda, se tiver 40% dos votos e terminar 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado.

A reportagem completa você encontra no site da Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.