ESPECTROS POLÍTICOS

O teste de Nolan: A ideologia de Massa, Larreta e Bullrich

O estudo foi criado em 1969 pelo americano David Nolan e é dividido em cinco categorias ideológicas: progressista, conservadora, liberal, totalitária e de centro

O teste de Nolan: A ideologia de Massa, Larreta e Bullrich
O teste foi criado pelo americano David Nolan, em 1969; é dividido em cinco categorias que ajudam a “medir” a ideologia das pessoas (Crédito Foto: Reprodução Perfil Argentina)

O teste Nolan foi criado em 1969 pelo político libertário americano David Nolan e tem cinco categorias ideológicas: progressista, conservadora, liberal, totalitária e de centro. Em vez da clássica posição linear entre direita e esquerda, Nolan construiu uma estrutura bidimensional com dois eixos: liberdade econômica e liberdade pessoal.

Publicidade

Os falcões do partido Proposta Republicana (PRO) têm um grito de guerra: “Larreta é Massa”. Horácio Rodríguez Larreta é o atual prefeito de Buenos Aires, capital da Argentina.

Como exercício teórico, pedimos ao ChatGPT que colocasse à prova de Nolan os três candidatos com maiores hipóteses de chegarem à presidência no dia 10 de dezembro. O ChatGPT estimou o que cada um dos candidatos responderia às vinte questões do teste de Nolan com base nas afirmações que fizeram ao longo da vida.

Além de uma posição no gráfico, o teste também mostra uma porcentagem linear de influência do social e do econômico na ideologia da pessoa, o grau de importância atribuído ao coletivo e o grau de importância atribuído ao social.

Cada uma das vinte perguntas tem três alternativas de resposta com um grau diferente de controle social que o governo deve aplicar sobre a ação humana individual. São eles: Liberdade de Expressão, Religião, Serviço Militar, Sexo, Drogas, Segurança, Discriminação, Imigração, Nação, Meio Ambiente, Globalização, Impostos, Pensões, Solidariedade, Alvarás, Sindicatos, Saúde, Bancos, Supermercados, Mercado de Trabalho.

Publicidade

O resultado deste exercício teórico mostrou que de fato Sergio Massa e Horacio Rodríguez Larreta compartilham o centro do gráfico, mas no caso do candidato da Unión por la Patria é o extremo centro que faz fronteira com a tendência totalitária (analisando pela perspectiva norte-americana) e no caso do chefe de governo de Buenos Aires no extremo centro liberal.

Outra diferença entre os dois: Massa está no canto esquerdo da base da praça central (progressista) e Rodríguez Larreta no canto direito da cobertura da praça central (conservador). No caso de Patricia Bullrich, sua localização é claramente à direita e no meio do espaço conservador, e igualmente distante da fronteira com o liberal como com o totalitário (populista).

Perguntas do teste de Nolan

Dentre os vários quesitos analisados no teste, o primeiro deles se refere à Liberdade de Expressão. Veja quais são as perguntas:

Publicidade

– Deve ser proibida a disseminação de opiniões errôneas cujo objetivo seja manipular e/ou influenciar terceiros?;

– As apologias de ideologias extremas devem ser proibidas?;

– Não deve haver censura de opiniões por parte do Estado em nenhum caso?

Publicidade

Publicidade

*A reportagem completa você encontra no site Perfil.com

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.