máfia italiana

Polícia italiana prende mafioso foragido há 30 anos

Ele é acusado por diversos assassinatos na década de 1990, inclusive foi sentenciado a prisão perpétua por atentados a bomba em Florença, Roma e Milão.

Polícia italiana prende mafioso foragido há 30 anos
O mafioso, mesmo foragido, coordenava toda a máfia na região da Sicília.(crédito: Divulgação/Polizia Di Stato)

A polícia italiana prendeu nesta segunda-feira (16), Matteo Messina Denaro, um dos chefes da máfia mais procurado do país. Aos 60 anos, Denaro é um dos três principais líderes do grupo mafioso Cosa Nostra e estava foragido há 30 anos.

Publicidade

O mafioso, mesmo foragido, coordenava toda a máfia na região da Sicília. Ele é acusado por diversos assassinatos na década de 1990, inclusive foi sentenciado a prisão perpétua por atentados a bomba em Florença, Roma e Milão que mataram 10 pessoas.

Em 1992, foi o autor das mortes dos promotores Giovanni Falcone e Paolo Borsellino,  principais promotores que investigavam a máfia à época. Ambos morreram também em atentados a bomba.

Tríade da máfia

A Cosa Nostra é considerado um dos maiores clãs de famílias mafiosas italianas e organização criminosa do mundo. O grupo opera principalmente na região da Sicília, mas também expandiu os negócios para outros países, como a Costa Leste nos Estados Unidos.

Outros dois chefes da Cosa Nostra, Totò Riina e Bernardo Provenzano, também foram presos após anos foragidos.

Publicidade

Denaro foi encontrado nesta manhã em uma clínica particular em Palermo, ele estava na local para fazer terapia.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, elogiou a prisão, que classificou como “uma grande vitória para o Estado, que mostra que nunca desiste diante da máfia”.

 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.