Neste domingo (21), Ron DeSantis anunciou o fim de sua campanha pela presidência dos Estados Unidos. O Governador da Flórida também ressaltou seu apoio ao ex-presidente Donald Trump, que é o principal nome para concorrer ao cargo pelo Partido Republicano.
DeSantis tomou a decisão após sofrer uma derrota nas primárias do partido, no estado de Iowa. O desempenho do candidato foi decepcionante: mesmo na segunda colocação, ele ficou 30 pontos percentuais atrás do ex-presidente.
Após a prévia, que aconteceu na última segunda-feira (15), Trump pediu aos seus oponentes que se juntassem a ele para derrotar Joe Biden.
Apoio a Trump
O governador da Flórida era considerado o nome mais forte dentro do partido Republicano para enfrentar Trump. Em um vídeo oficial, ele explica sua decisão:
“Se houvesse algo que eu pudesse fazer para produzir um resultado favorável, mais comícios, mais entrevistas, eu faria, mas não posso pedir aos nossos apoiadores que ofereçam o seu tempo e doem os seus recursos se não tivermos uma visão clara do caminho para a vitória. Consequentemente, estou suspendendo hoje minha campanha”, explicou.
Ele ainda pontuou: “Está claro para mim que a maioria dos eleitores das primárias republicanas querem dar a Donald Trump outra chance. Eles viram sua presidência ser frustrada por resistência implacável e eles vêem os democratas usando guerra jurídica até hoje para atacá-lo. Tive desentendimentos com Donald Trump, como sobre a pandemia de coronavírus e o destaque dado por ele a Anthony Fauci, (mas) Trump é superior ao atual titular, Joe Biden”.
“Success is not final, failure is not fatal: it is the courage to continue that counts.”
– Winston Churchill pic.twitter.com/ECoR8YeiMm
— Ron DeSantis (@RonDeSantis) January 21, 2024
Trajetória de Ron DeSantis
Ronald Dion DeSantis tem 45 anos de idade e é o atual governador do estado norte americano da Flórida. A maior parte de sua carreira foi construída no serviço público e no governo.
DeSantis cursou a Faculdade de Direito de Harvard e foi comissionado como oficial da Marinha dos Estados Unidos. Também foi procurador assistente do país e fez parte da Câmara dos Representantes dos EUA.
Em 2018, concorreu ao cargo de governador da Flórida e não era favorito até conseguir o apoio de Donald Trump. Na sequência, venceu as eleições do estado. Em 2022, DeSantis foi reeleito por uma diferença de quase 20 pontos percentuais.
Os desentendimentos com o ex-presidente começaram após Trump acusar o candidato de ser desleal por desafiá-lo para a nomeação presidencial.
Siga a gente no Google Notícias