Por conta do descontentamento dos legisladores, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson enfrentará um voto de desconfiança nesta segunda-feira (06). Em comunicado, o presidente do Comitê de 1922 Sir Graham Brady, disse que o número de parlamentares do Partido Conservador pedindo a votação atingiu o limite necessário.
A votação acontecerá hoje (06) entre às 18h e 20h do horário local (entre 14h e 16h no horário de Brasília). Os números mostram que a aprovação do primeiro-ministro tem caído, já que algumas partes do Partido Conservador acreditam que Johnson está se tornando passivo aos problemas.
Boris Johnson entrou em um escândalo chamado “Partygate”, onde alegam que o premiê realizou festas e reuniões na sede de seu governo durante as várias fases de lockdown da pandemia. Assim, Johnson comprometeu sua liderança e perdeu a confiança da população. O responsável pelo Reino Unido, também foi criticado pela alta da inflação.
A infelicidade do público em relação à liderança de Johnson ficou clara na última sexta-feira (03), quando foi vaiado ao chegar à Catedral de Saint Paul, em Londres, para o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II.
“Feliz e glorioso.
Muito tempo para reinar sobre nós.
Deus salve a rainha!
– Boris Johnson.”
Happy and glorious.
Long to reign over us.
God Save The Queen! pic.twitter.com/WIiCff29jg
— Boris Johnson (@BorisJohnson) June 5, 2022
As regras do Partido Conservador dizem que se os parlamentares querem trocar de líder, é preciso enviar uma carta confidencial de desconfiança ao presidente do Comitê de 1922.
As informações publicadas pela CNN Brasil, mostram que Johnson “saúda a oportunidade de apresentar seu caso aos parlamentares”.