Putin não inclui Brasil na lista de países que considera hostis

No dia 27 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro confirmou uma posição de neutralidade do Brasil em relação aos ataques da Rússia à Ucrânia

putin-nao-inclui-brasil-na-lista-de-paises-que-considera-hostis
Os presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin (Crédito: Reprodução / Twitter @oCearense13)

O presidente Vladimir Putin da Rússia não incluiu o Brasil na lista de países que ele considera hostis por apoiarem a Ucrânia. A lista dos países foi publicada pela agência de notícia Pass, nesta segunda-feira (7).

Publicidade

Aparecem na lista os seguintes países considerados hostis pela Rússia: Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, os 27 países da União Europeia, Islândia, Canadá, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, Estados Unidos, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão.

No dia 27 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro confirmou uma posição de neutralidade do Brasil em relação a invasão da Rússia à Ucrânia. Segundo, Bolsonaro é preciso agir de forma a não gerar consequências para o Brasil. O vice-presidente Hamilton Mourão chegou a dize que o a posição do Brasil era contra os ataques de Putin, mas Jair Bolsonaro desautorizou Mourão a se posicionar em relação ao Brasil.

Conflito Rússia e Ucrânia

Na quinta-feira (24), o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade