O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto em homenagem ao ator americano Steven Seagal. Ele recebeu a Ordem da Amizade do estado pela “grande contribuição para o desenvolvimento da cooperação cultural e humanitária internacional”.
O ator americano ficou famoso, principalmente, na década de 1980, por atuar em filmes de ação, como ‘Fúria Mortal’ (1991) e ‘Difícil de Matar’ (1990).
Steven Seagal apoiou a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia e apoiou Putin na invasão da Ucrânia. De acordo com informações da CNN Brasil, além da cidadania russa, Seagal também já trabalhou como “representante especial” do Ministério das Relações Exteriores da Rússia para os Estados Unidos e Japão.
I am deeply humbled and honoured to have been appointed as a special representative of the Russian Foreign Ministry in charge of Russian and American Humanitarian ties.
I hope we can strive for peace, harmony and positive results in the world.
I take this honour very seriously pic.twitter.com/LTuUxsk1aZ— Steven Seagal (@sseagalofficial) August 5, 2018
Em 2021, Steven Seagal filiou-se a um partido pró-Kremlin e, em um vídeo, apareceu recebendo um cartão de membro de uma aliança chamada Just Russia – Patriots – For Truth (Apenas Rússia – Patriotas – Pela Verdade).
Desde 2016 ele tem cidadania russa e, no discurso de agradecimento, propôs maior repressão às empresas que prejudicam o meio ambiente.