Javier Milei é um ponto de interrogação para grande parte do eleitorado argentino, dada a sua condição de outsider. Por isso há quem questione qual seria a sua posição diplomática na questão das Ilhas Malvinas.
Neste contexto, a Perfil entrou em contato com o diplomata Andrés Cisneros, que falou sobre a eventual política de um governo A Liberdade Avança.
“Temos que ter muito cuidado porque temos como adversários os britânicos e outros somos nós mesmos”, disse Cisneros, que acrescentou: “Cada setor político quer assumir o controle da questão e ninguém tem a solução”.
“Diana Mondino caiu numa armadilha involuntária, confundindo desejos com interesses”, afirmou o especialista. “A Constituição diz que os interesses dos ilhéus devem ser respeitados”, acrescentou. Modino é candidata pelo partido de Javier Milei.
Na mesma linha, o diplomata disse que a opinião pública britânica poderia ter interpretado que a autonomia dos ilhéus era reconhecida. “A autodeterminação dos ilhéus é um desejo, não um direito”, acrescentou.
Por fim, Cisneros disse que os argentinos devem ter muito cuidado e “não brigar por palavras”. “O problema das Malvinas será resolvido quando voltarmos a ser um país relevante e voltarmos a ter alianças estratégicas”, concluiu.
As Ilhas Malvinas estão localizadas no Atlântico Sul, possuem uma área de 12.173 km² e uma população de 3.032 habitantes (dados do censo de 2016). As Malvinas estão no centro de uma disputa formal de soberania entre Buenos Aires e Londres, que já dura 190 anos e têm sido palco de tensões e dor na história recente de ambos os países.
Em 2 de abril de 1982, começou o único conflito armado entre uma potência nuclear e um estado latino-americano na história do continente, a batalha de Wireless Ridge.
Em 14 de junho de 1982, finalmente, os argentinos em Puerto Argentino se renderam às tropas britânicas e a guerra chegou ao fim.
Realmente me envenena más que haya gente descubriendo ahora que Javier Milei y los sectores que representa vienen a entregar para siempre las Islas Malvinas, que la propia vocación entreguista, cipaya y entregada a los capitales de Londres de los “liberales” argentinos…
— Gustavo Adolfo Bieckert (@mr_shadowban) September 11, 2023
*A reportagem completa você encontra no site da Perfil.com