chefe do narcotráfico

Quem é Chuy González, traficante que vale milhões para os EUA?

Segundo a busca internacional, o fugitivo é considerado líder de uma organização independente de produção e distribuição de drogas

Os EUA estão dispostos a pagar até 5 milhões de dólares por informações que levem à prisão do traficante mexicano Chuy González.
Chuy González – Crédito: DEA (Drug Enforcement Administration)

Os Estados Unidos estão dispostos a pagar até 5 milhões de dólares por informações que levem à prisão do traficante mexicano Jesús González-Peñuelas, também conhecido como Chuy González, informou o Departamento de Estado americano.

Publicidade

“Por favor, direcione informações sobre a oferta de recompensa para a DEA em +1-720-355-0168 (telefone/texto/WhatsApp) ou por e-mail para [email protected], diz a mensagem publicada no site do departamento na última quarta-feira (17).

Segundo a busca internacional, Chuy González é considerado o líder de uma organização independente de produção e distribuição de drogas que opera desde 2007. A organização é conhecida pela produção de metanfetaminas, maconha, heroína e cocaína. Pelas suas atividades ilícitas, González foi acusado de crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas no Colorado e no sul da Califórnia.

O fugitivo tem processos judiciais abertos no Colorado e no sul da Califórnia. Em 2021, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, da sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos EUA o incluiu em sua lista de chefes de narcotraficantes estrangeiros de alto perfil, e mencionou sua organização de tráfico de drogas

Na época, todos os seus bens sob jurisdição dos EUA ficaram congelados e ele foi proibido de realizar transações financeiras com entidades nacionais. “Jesús González-Peñuelas (também conhecido como Chuy González) e sua organização de tráfico de drogas estão entre os maiores fornecedores de goma de ópio cru e heroína no norte do México e estão cada vez mais envolvidos na distribuição de fentanil no mercado dos EUA”, afirma o comunicado publicado pelas autoridades americanas.

Publicidade

Segundo informações publicadas em 2021 pelo Departamento do Tesouro, a organização de Chuy González opera principalmente em Sinaloa e Sonora, no México, mas também possui operações em vários portos dos Estados Unidos, além de múltiplas células de distribuição na Califórnia, Texas, Colorado, Washington, Utah e Nevada.

A organização também coopera com outras organizações de tráfico de drogas no México e “está alinhada com os traficantes mexicanos Fausto Isidro Meza Flores e Rafael Caro Quintero, igualmente sujeitos a sanções.

Conforme essa versão, os postos mais altos da hierarquia da organização de Chuy são ocupados por membros da própria família, incluindo seus irmãos Ignacio González Peñuelas e Wilfrido González Penuelas.

Publicidade

Ignacio, que é um dos principais tenentes da organização, é responsável por supervisionar a segurança dos carregamentos de drogas. Em 2018, ele foi acusado de múltiplos crimes de tráfico de drogas. Wilfrido González Peñuelas está envolvido no tráfico de heroína e ópio, operando lojas de rua no território da organização de tráfico de drogas González-Peñuelas.

Procurado por autoridades americanas, o último endereço conhecido de Chuy González é na cidade de Gabriel Leyva Solano, em Sinaloa, no México. As informações são de Ivonne Valdés, da CNN.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho  

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.