Morreu nesta sexta-feira (12), aos 83 anos o estilista italiano Roberto Cavalli. Ele estava em sua casa localizada em Florença na Itália, sua cidade natal. A notícia foi confirmada pelo perfil da grife Roberto Cavalli no Instagram, que anunciou o falecimento de seu fundador por meio da publicação de uma nota. Entretanto, mesmo estando doente, a causa da morte não foi divulgada.
“Uma vida vivida com Amor. É com grande tristeza que hoje nos despedimos de nosso fundador Roberto Cavalli. De origens humildes em Florença, Roberto conseguiu se tornar um nome mundialmente reconhecido, amado e respeitado por todos. Naturalmente talentoso e criativo, Roberto acreditava que todos poderiam descobrir e alimentar o artista dentro de si. O legado de Roberto Cavalli viverá por sua criatividade, seu amor pela natureza e por sua família, a quem adorava”, diz o comunicado.
Segundo a imprensa internacional, Cavalli morreu ao lado de sua mulher, Sandra Bergman Nilsonn, com quem esteve junto nos últimos 15 anos. O casal teve um filho, Giorgio, há dois anos.
Ver essa foto no Instagram
Homenagens
Fausto Puglisi, diretor criativo da marca desde outubro de 2020, se manifestou: “Querido Roberto, você pode não estar mais fisicamente aqui conosco, mas sei que sentirei seu espírito comigo sempre. É a maior honra da minha carreira trabalhar sob o seu legado e criar para a marca que você fundou com tanta visão e estilo. Descanse em paz, você fará falta e é amado por tantos que seu nome continuará sendo um farol de inspiração para outros, e especialmente para mim”, disse.
Ainda, Sergio Azzolari, CEO da Roberto Cavalli, deixou sua mensagem: “A empresa Roberto Cavalli partilha condolências com a perda da família do Sr. Cavalli. Seu legado continua sendo uma fonte constante de inspiração”.
Nas redes sociais, a marca Armani também publicou uma nota de pesares. “Não consigo imaginar uma visão mais distante da minha do que a de Roberto Cavalli, mas sempre tive muito respeito por ele”, disse Giorgio Armani.
Mr Armani pays tribute to Roberto Cavalli. pic.twitter.com/gTW4pP1T72
— Armani (@armani) April 12, 2024
Quem foi Roberto Cavalli?
O designer nasceu em Florença em 1940. Seu pai foi morto em um ataque nazista durante a Segunda Guerra Mundial, o que deixou traumas físicos no futuro estilista. Até os 20 anos, era gago e tinha dificuldades para se concentrar. Apaixonado pela arte, formou-se em fotografia e moda pela Academia de Florença.
Fundada em 1975, sua grife se consagrou com as criações em couro e animal print, vestindo artistas como Madonna, Beyoncé, Taylor Swift e Anitta. Na última quinta-feira (11), a rainha do pop vestiu uma peça da grife Roberto Cavalli para visitar o lançamento da exposição de pinturas do filho, Rocco Ritchie, em Miami (EUA). Cavalli era conhecido por seu estilo excêntrico e estampas exóticas.
Além de estilista, ele também era inventor: na década de 70, ele criou uma técnica de tingimento de couro que o rendeu trabalhos na Hermès e Pierre Cardin.
Ver essa foto no Instagram
Discreto com sua vida pessoal, se casou em 1980 com a modelo Eva Düringer, com quem teve cinco filhos. Em 2023, aos 82 anos, ele se tornou pai de uma sexta criança, com a modelo Sandra Nilsson.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini