Ícone do site

Rússia diz que Estados Unidos estão diretamente envolvidos em guerra na Ucrânia

Published 02/08/2022

Novas provas da Rússia contrariam posicionamento de distância dos EUA. (Créditos: Anastasia Vlasova/Getty Images)

O ministério da defesa da Rússia afirmou nesta terça-feira (2) que os Estados Unidos estão diretamente envolvidos na guerra na Ucrânia através do fornecimento do apoio de inteligência para o lado ucraniano. Acusações são de que Washington informou coordenadas de alvos para ataques à mísseis.

A acusação do governo russo vem após o líder da inteligência militar ucraniana, Vadym Skibitsky, dar uma entrevista ao jornal britânico The Telegraph em que revela parcerias entre agentes da Ucrânia e norte-americanos para discutir alvos de ataques.

Segundo o que Skibitsky disse ao jornal, a inteligência dos EUA ajudava diretamente a coordenar ataques de mísseis às forças da Rússia, contrariando todos os posicionamentos da Casa Branca e do Pentágono até então.

Os russos agora dizem acreditar que os Estados Unidos estão diretamente envolvidos no conflito e podem ter participado da coordenação de ataques ucranianos que mataram civis em Donbass.

A administração de Biden é diretamente responsável por todos os ataques de mísseis aprovados por Kiev em áreas residenciais e infraestruturas civis em áreas povoadas de Donbass e outras regiões“, disse o Ministério de Defesa da Rússia em comunicado.

A posição oficial dos Estados Unidos sobre estarem envolvidos no conflito é de total apoio econômico e logístico à Ucrânia, mas desejam evitar a todo custo o confronto direto entre soldados americanos e soldados da Rússia.

 

 

Sair da versão mobile