Rússia diz que tomou a região de Kherson

A cidade de Kherson possui cerca de 250 mil habitantes

russia-diz-que-tomou-a-regiao-de-kherson
Soldado ucraniano (Créditos: Manu Brabo/Getty Images)

Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério de Defesa da Rússia afirmou nesta terça-feira (15) que as forças russas tomaram toda a região de Kherson. A cidade possui cerca de 250 mil habitantes.

Publicidade

Kherson, no sul do país, foi o primeiro grande centro urbano a ser dominado pelas tropas militares russas desde o início da invasão da Ucrânia, de acordo com o portal G1. O conflito armado completa 20 dias nesta terça-feira (15).

Os dirigentes do Ministério da Defesa dos Estados Unidos acreditam que os russos podem usar Kherson como estratégia para chegar a demais cidades da Ucrânia. Essas seriam Mykolaiv e Odessa, consideradas cidades estratégicas para os russos.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade