
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou, em um evento de campanha em Boston, que, se Donald Trump não estivesse na corrida eleitoral, o democrata não sabe se estaria concorrendo à reeleição. O pleito ocorrerá no final do ano que vem, 2024. Vale lembrar que, em 2020, ambos se enfrentaram, com o democrata levando a melhor no final, na maior eleição desde 1900 no país.
“Se o Trump não estivesse concorrendo, eu não tenho certeza de que eu estaria concorrendo. Não podemos deixar ele ganhar”, afirmou Biden. Para ocorrer uma revanche, os dois precisam, primeiramente vencer as eleições primárias, contra candidatos do próprio partido, para assim poderem representar as cores nacionalmente.
The Democratic Party does not have a backup plan if Joe Biden drops out of the 2024 US presidential election race. Multiple Democratic officials admit the party could face upheaval and infighting should the oldest president in US history not run https://t.co/o9y7ptwTeK pic.twitter.com/bIRYMGKXjP
— Reuters (@Reuters) December 1, 2023
Entretanto, mesmo com Trump e Biden como amplos favoritos a concorrer no ano que vem, o cenário sociopolítico do país não mostra muita identificação dos eleitores com os políticos. Uma pesquisa feita pela agência Gallup, cerca de 63% dos adultos estadunidenses afirmam que tanto democratas quanto republicanos fazem um trabalho ruim, e é necessário o surgimento de um terceiro grande partido.
Joe Biden, atualmente com 81 anos, foi o presidente mais velho a pisar no salão oval, enquanto que, ao longo dos últimos anos, Trump vem acumulando processos e acusações de crimes federais.
Uma pesquisa realizada em novembro pela Reuters/Ipsos revelou que metade dos possíveis eleitores de Biden votariam no democrata apenas para impedir Trump de chegar ao poder novamente. Apenas 38% afirmam apoiar de fato as visões e políticas do atual presidente. Este número cresce um pouco, 42%, quando a pergunta é aplicada para apoiadores do republicano.
De forma geral, os números apontam uma disputa acirrada para 2024, com Trump vencendo por 51% a 49%. Os partidos ainda não decidiram seus candidatos.