219 PASSAGEIROS

Sexto avião da FAB chega ao Brasil trazendo brasileiros repatriados de Israel

A repatriação segue alguns critérios: pessoas que moram no Brasil e estão sem passagem de volta, bem como gestantes, idosos, mulheres e crianças são priorizados

Sexto avião da FAB chega ao Brasil trazendo brasileiros repatriados de Israel
Brasileiros esperam para embarcar no voo de volta para o Brasil, em Tel Aviv; a aeronave pousou nesta madrugada (19), no aeroporto do Galeão, no Rio (Crédito Foto: @fab_oficial/X)

O sexto avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que resgata brasileiros de Israel, pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 3h desta quinta-feira (19).

Publicidade

Desta vez, 219 brasileiros foram repatriados, incluindo seis bebês. Eles se somam às 916 pessoas e 24 animais de estimação que já foram trazidos de volta ao país em outros voos.

A aeronave decolou pouco depois das 12h30 do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv. Todos os voos da FAB com o objetivo de repatriação no Oriente Médio estão sendo acompanhados por uma equipe com médicos, psicólogos e enfermeiros.

O governo brasileiro calcula quantos brasileiros ainda precisariam de ajuda para deixar a zona de guerra e, segundo apuração da CNN, seriam cerca de mil pessoas.

Previamente, a embaixada do Brasil em Israel havia recebido o número de 2.700 pessoas, mas alguns nomes poderiam estar repetidos.

Publicidade

A repatriação segue critérios de prioridade. Aqueles que moram no Brasil e estão sem passagem aérea de volta são os primeiros. Além disso, são priorizados também gestantes, idosos, mulheres e crianças.

O Itamaraty recomenda que todos que possuam passagens aéreas ou que possam comprá-las embarquem em voos comerciais do Aeroporto Internacional Ben Gurion, na capital Tel Aviv, que é o maior terminal de Israel, para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.

Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel, e 6 mil na Palestina, segundo estimativas oficiais do Itamaraty, sendo que a maioria está fora da área de conflito.

Publicidade

Outro avião, disponibilizado pela Presidência da República, aguarda no Egito a abertura da passagem de Rafah para trazer de volta ao Brasil cerca de 30 brasileiros e seus parentes que estão em Gaza.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.