"GELATTO"

Sorveterias na Argentina começam a racionar venda do sabor pistache

Em algumas lojas de Buenos Aires, há um limite de venda de 250 gramas do produto por pessoa.

Sorveterias na Argentina começam a racionar venda de pistache
As barreiras de importação à castanha de pistache vêm prejudicando muitas sorveterias na Argentina (Crédito Foto: Canva Fotos)

O pistache é um dos sabores mais escolhidos nas sorveterias, mas as barreiras à importação ao produto tem tornado este sabor de sorvete escasso para os seus fiéis amantes nas últimas semanas na Argentina. A massa de pistache é um ícone do autêntico “gelatto italiano” (sorvete italiano).

Publicidade

“Por questões de importação e até a normalização: só vendemos no máximo 250 gramas de pistache por pessoa”. O cartaz surpreendeu os clientes de uma tradicional sorveteria em Buenos Aires.

O principal problema acontece porque a maior parte dessa castanha é comprada no exterior e, com a alta do câmbio, a importação de pistache foi quase totalmente estancada no final do ano passado.

O presidente da Associação dos Fabricantes de Sorvetes Artesanais, Gabriel Famá, ressaltou que durante o verão ocorreu um período em que não havia pistache e diante disto, os proprietários de sorveterias começaram a experimentar o pistache nacional.

“A partir de novembro começou a faltar pistache. A maioria das sorveterias usa um pistache siciliano que vem em gotas. Por isso tivemos que trazer para um consumo per capita de um quarto de quilo por pessoa, porque muitas pessoas vinham querer levar um ou dois quilos de pistache e deixavam outras pessoas sem conseguir carregar”, explicou Famá.

Publicidade

A importação da castanha de pistache foi inclusa com aquelas que exigem transferências de dinheiro em 180 dias, prazo que dificulta a relação entre fornecedores e importadores e que obrigou muitos deles a usar suas próprias moedas para poder importar o produto.

*A reportagem completa você encontra no site da Perfil.com

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.