Teatro onde pessoas se abrigavam em Mariupol, na Ucrânia, é bombardeado

De acordo com dados preliminares, mais de 1.000 pessoas estavam ali escondidas

Teatro onde pessoas se abrigavam em Mariupol, na Ucrânia, é bombardeado
Imagens foram divulgadas pela Câmara Municipal da cidade (Créditos: Reprodução / Redes Sociais)

O teatro em Mariupol, que fica localizado na cidade da Ucrânia, onde centenas de pessoas estavam se abrigando da guerra, sofreu danos severos nesta quarta-feira (16) após bombardeios russos. Imagens foram divulgadas pela Câmara Municipal da cidade.

Publicidade

De acordo com a CNN, foi confirmado que o edifício era realmente o teatro. Os vídeos mostram um incêndio nas ruínas do local. A Câmara Municipal disse que as forças russas tinham “destruído de propósito e cinicamente o Teatro Dramático no coração de Mariupol. O avião lançou uma bomba sobre um edifício onde centenas de pacíficos residentes de Mariupol estavam escondidos“.

O conselho ainda acrescentou em seu canal do Telegram: “Ainda é impossível estimar a escala deste ato horrendo e desumano, porque a cidade continua bombardeando áreas residenciais. Sabe-se que após o atentado, a parte central do Teatro Dramático foi destruída, e a entrada do abrigo antibombas no edifício foi destruída”. Os números de baixas ainda estavam sendo apurados.

“É impossível encontrar palavras que possam descrever o nível de crueldade e cinismo com que os ocupantes russos estão destruindo a população civil da cidade ucraniana junto ao mar. As mulheres, as crianças e os idosos permanecem na mira do inimigo. Estas são pessoas completamente desarmadas e pacíficas”, afirmou. “Nunca perdoaremos e nunca esqueceremos”, acrescentou.

Petro Andriushchenko, um conselheiro do presidente da câmara de Mariupol, disse que o abrigo do teatro era “o maior em número e tamanho no centro da cidade”. “De acordo com dados preliminares, mais de 1.000 pessoas estavam ali escondidas. O número de mortos e feridos é desconhecido. A probabilidade de chegar lá para desmontar os escombros é baixa, devido aos constantes bombardeamentos da cidade”, disse ele. O Ministério da Defesa da Rússia, está negando que teria feito um ataque aéreo contra o teatro.

Publicidade

“Vários relatos de que as forças russas lançaram uma bomba no teatro Mariupol onde (pelo menos até ontem) centenas de pessoas estavam se refugiando. Se os refugiados confirmados ainda estivessem lá dentro, este seria potencialmente o pior incidente de dano civil e um crime de guerra indiscutível.”

“Outro crime de guerra horrendo em Mariupol. Massivo ataque russo ao Teatro Drama, onde centenas de civis inocentes estavam escondidos. O edifício está agora totalmente em ruínas. Os russos não podiam saber que este era um abrigo civil. Salve Mariupol! Pare os criminosos de guerra russos!”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.