Terremoto de magnitude 6,2 atingiu o sul da Guatemala, nesta quarta-feira (16), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). As autoridades afirmas que ao menos uma pessoa está morta e que há danos nas residências e deslizamentos nas estradas.
Segundo o USGS, o epicentro do terremoto ficou a menos de 100 km da capital, a uma profundidade de 84 km. O balanço oficial da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), relata que duas pessoas morreram com parada cardíaca durante os tremores.
De acordo com o G1, o porta-voz da Conred encarregado da proteção civil, Rodolfo Flores confirmou o registro da morte. “Temos o registro de uma mulher de 50 anos morta em São Cristóvão, Mixco, devido a uma parada cardíaca”. O terremoto deixou mais de 24 mil pessoas afetadas por conta dos danos em residências, deslizamentos de terra e corte de energias.
Como a Guatemala fica no encontro das placas tectônicas do Caribe, Cocos e da América do Norte, o que gera uma série de movimentos, muitas vezes é imperceptível ao ser humano. Dessa forma, o Sistema da Conred pediu aos guatemaltecos que estejam em alerta para o fenômeno imprevisível e que se protejam de maneiras corretas. O tremor também foi sentido no sul do México.
“Outro vídeo da câmera de vigilância capturou o momento exato dos hits do poderoso 6.2-Magnitude.”
Another Video of Surveillance camera captured the exact moment of the Powerful 6.2-Magnitude #Earthquake hits #Guatemala #Mixco. #Guatemala #SismoGT #TemblorGT #Landslides #Sismo #Guatemala #BreakingNews #terremoto pic.twitter.com/rTIwh0OReL
— Siraj Noorani (@sirajnoorani) February 16, 2022