Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Amazônia peruana neste domingo (28), o tremor chegou a ser sentido em cidades do norte do Brasil. As informações foram divulgadas pelo Centro de Sismologia do Instituto Geofísico do Peru.
O Centro divulgou também que o epicentro do tremor foi a uma profundidade de 131 quilômetros e a cerca de 98 quilômetros do município de Santa María de Nieva, na província de Condorcanqui.
À margem do rio Nieva, o distrito de Santa María de Nieva é uma região pouco habitada na fronteira com o Equador.
Em Lima, a mais de 1.000 quilômetros ao sul do epicentro, o tremor pôde ser sentido com menos intensidade, mesmo assim durou o suficiente para que a população saísse de casa em algumas regiões.
Durante a madrugada na capital peruana, onde vivem cerca de 10 milhões de habitantes, um outro terremoto, de menor intensidade, foi registrado.
Até o momento, não há registro de feridos, mas diversas residências e construções foram afetadas, segundo a Defesa Civil peruana.
Em entrevista à rádio local RPP, o prefeito de Santa María de Nieva, Hector Requejo, disse que apesar do “movimento intenso”, não há registro de feridos. Em uma rede social, o presidente peruano Pedro Castillo falou sobre o auxílio que será prestado à pessoas das regiões do Peru afetadas pelo terremoto.
“Nós estávamos no @COENPeru para examinar o monitoramento e avaliar a situação das áreas afetadas pelo recente terremoto. Em alguns minutos partiremos para a região amazônica para servir nossos irmãos e irmãs das comunidades mais afetadas.”
Estuvimos en el @COENPeru para examinar el monitoreo y evaluar la situación en la que se encuentran las zonas afectadas por el reciente sismo. En unos minutos, partimos rumbo a la región de Amazonas para atender a nuestros hermanos y hermanas de las comunidades más afectadas. pic.twitter.com/q2cnmfPW8s
— Pedro Castillo Terrones (@PedroCastilloTe) November 28, 2021
Tremor sentido no Brasil
O tremor provocado pelo terremoto no Peru chegou a ser sentido em cidades do Acre. Moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Santa Rosa do Purus afirmaram sentir os tremores por volta das 6h deste domingo.
O Peru está habituado a tremores, por estar localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região global de alta atividade sísmica gerada pelo encontro de placas tectônicas.
Em outubro, um tremor de menor magnitude, mas mais próximo à superfície, também no norte do Peru, chegou a ser sentido em alguns estados brasileiros.