
Nesta segunda-feira (27), o governo do Catar confirmou que a trégua nos ataques de Israel à Faixa de Gaza foi prorrogada. O acordo, que estava previsto para terminar hoje, continuará até a quarta-feira (29), conforme publicado pelo porta-voz do ministério das Relações Exteriores do país, Majed Al Ansari.
The State of Qatar announces, as part of the ongoing mediation, an agreement has been reached to extend the humanitarian truce for an additional two days in the Gaza Strip.
— د. ماجد محمد الأنصاري Dr. Majed Al Ansari (@majedalansari) November 27, 2023
Em um comunicado à imprensa, o grupo extremista Hamas afirmou que, de acordo com o Catar e o Egito, a trégua humanitária temporária foi prorrogada seguindo as mesmas condições do acordo já estabelecido.
Segundo informações da emissora Al Jazeera, Israel havia afirmado que concordaria em estender a trégua caso o grupo extremista Hamas liberte mais reféns. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que prorrogaria a pausa em mais um dia a cada 10 pessoas liberadas pelo Hamas.
O gabinete de Netanyahu confirmou relatos anteriores da imprensa israelense, dizendo que as famílias de reféns foram informadas logo depois que Israel recebeu a lista de cativos que seriam libertos hoje. O gabinete do primeiro-ministro pontuou que forneceria mais informações conforme necessário.
We are aware of the tension in the families and will release additional information when possible.
We request to refrain from disseminating rumors and unreliable information.
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) November 27, 2023