NA CORDILHEIRA

Três alpinistas argentinos estão perdidos nos Andes: o pedido de Villarruel a Boric

Eles escalavam, do lado chileno, a encosta oeste do Cerro Marmolejo que fica a 6.108 metros acima do nível do mar

Três alpinistas argentinos estão perdidos nos Andes: o pedido de Villarruel a Boric
O guia Ignacio Lucero, o prefeito de General San Martín, Raúl Espir e o notário Sergio Berardo (Crédito: Perfil Argentina/Telam)

Autoridades transandinas procuram por três alpinistas argentinos que se perderam quando tentavam subir o Cerro Marmolejo, na Cordilheira dos Andes, cujo pico corresponde à fronteira internacional entre o Chile e a Argentina.

Publicidade

A vice-presidente eleita, Victoria Villarruel, pediu no domingo (3) ao presidente do Chile, Gabriel Boric, que forneça os meios necessários para a busca dos três alpinistas argentinos desaparecidos desde a última quarta-feira (29) enquanto escalavam a montanha que fica a 6.108 metros acima do nível do mar.

Segundo as informações preliminares, o grupo viajava pela encosta oeste, que é do lado chileno, quando perdeu a comunicação com a base.

Fontes do Ministério da Segurança de Mendoza informaram à agência Télam que, na noite do último sábado (2), policiais chilenos haviam recebido uma denúncia de atraso de uma expedição ao Cerro Marmolejo. O guia Ignacio Lucero, de Mendoza, e dois montanhistas originários da província de La Pampa estariam no grupo.

Segundo o jornal La Arena, de La Pampa, os pampeanos procurados são o prefeito de General San Martín, Raúl Espir, e o notário Sergio Berardo.

Publicidade

Em razão das circunstâncias, informaram que por parte da Unidade de Patrulhamento de Resgate e Assistência de Montanha de Mendoza (UPRAM) e do Corpo de Aviação Policial de Mendoza, foi mantida a comunicação com pessoal do GOPE do Chile (grupo especial de resgate policial).

As autoridades da pasta de segurança local acrescentaram que, do lado chileno, “estão sendo realizadas tarefas de busca com helicópteros e pessoal daquela unidade especial do lado chileno, visto que as distâncias de aproximação e a rota de acesso utilizada pela expedição são daquele lado da fronteira.”

*A reportagem completa você encontra no site Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.