A Ucrânia anunciou a interrupção do fornecimento de neon, substância usada na produção de chips de computadores. O país fornece metade do neon utilizado em todo o mundo e a interrupção se deu em função da guerra enfrentada pelo país.
De acordo com o portal G1, o mercado de tecnologia está com alta demanda. Assim, a interrupção da produção de neon preocupa a produção mundial de chips. Dois dos principais produtores de neon estão localizados na Ucrânia.
Uma das empresas fica em Mariupol, tem sido alvo constante e está sob o cerco das tropas russas há mais de uma semana. Já a outra empresa está localizada em Odessa, que também sofreu com ataques russos.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
A falta de chips no mundo, ao invés de melhorar, deve aumentar daqui adiante.
— Fernando Ferreira, CFA (@fernandofferre) March 4, 2022
A Russia e a Ucrânia são produtores importantes de commodities essenciais na produção de semicondutores – paladio e gás neon. A Ucrânia produz 90% do neon utilizado nos EUA.