Deney Kudin, vice-ministro da economia da Ucrânia afirmou que o país sofre um alto prejuízo financeiro com a guerra. Segundo Kudin, a invasão russa gerou uma perda de U$$ 119 bilhões para a economia ucraniana.
De acordo com ele, 75% das empresas em regiões de conflito pararam suas atividades, em decorrência dos ataques. Ainda, a maioria das empresas de metalurgia do leste da Ucrânia estão fora de operação, segundo o portal G1.
“Isso significa que temos menos exportação de metais”, afirmou Kudin. Desta forma, a economia é diretamente afetada, uma vez que este setor compõe uma parte significativa da economia do país. Nos Estados Unidos, fundos de ajuda militar e humanitária passam por aprovação, com o valor total de US$ 13,6 bilhões destinados a ajudar a Ucrânia.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Senado dos EUA aprova orçamento com ajuda bilionária à Ucrânia https://t.co/fX0AFt9E2j
— Poder360 (@Poder360) March 11, 2022