Vacinação contra Coivd-19 em crianças de 5 a 11 anos é aprovada na Espanha

A Espanha é um dos países com a maior taxa de vacinação, 89,4% da população alvo tem o esquema completo

Vacinação contra Coivd-19 em crianças de 5 a 11 anos é aprovada na Espanha
“Para reduzir a carga da doença neste grupo” a comissão de Saúde Pública “aprovou a vacinação” das crianças desta idade (Créditos: Amir Levy/Getty Images)

Foi autorizado nesta terça-feira (7) pelas autoridades de Saúde da Espanha a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, a partir de 15 de dezembro, em um momento em que o país vem lutando para controlar os casos que vem surgindo.

Publicidade

“Para reduzir a carga da doença neste grupo” a comissão de Saúde Pública “aprovou a vacinação” das crianças desta idade, assim como a transmissão da doença para seu entorno familiar, disse em um comunicado o ministério da Saúde.

No dia 13 de dezembro chegará o primeiro lote de vacinas pediátricas na Espanha, de acordo com o ministério, e vai ser distribuído entre as regiões, que são encarregadas de sua administração. A partir do dia 15 de dezembro começa a vacinação, diz a nota.

Na Espanha há 3,3 milhões de crianças dessas idades que poderão receber os imunizantes agora, de acordo com as autoridades.  “Neste momento, os menores de 12 anos representam a faixa etária com maior incidência acumulada de casos de covid-19”, destaca o ministério.

Segundo informações do G1, a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, com uma versão reduzida do imunizante da Pfizer, é possível na União Europeia desde que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou seu uso em 25 de novembro.

Publicidade

Vários países também a adotaram, como Itália e Grécia.

Segundo as autoridades, a Espanha é um dos países com a maior taxa de vacinação: 89,4% da população alvo tem o esquema completo. Por mais que essa porcentagem seja alta, não evitou um surto de casos nas últimas semanas, juntamente com outros países da Europa.

“É OFICIAL! As autoridades sanitárias de # Espanha autorizaram nesta terça-feira a vacinação contra # COVID19 em crianças de 5 a 11 anos. A dose será aplicada a partir de 15 de dezembro”.

Publicidade