MORTE REPENTINA

Viúva de Navalny acusa Putin de matar marido: “Vou continuar a luta por uma Rússia livre”

Em vídeo publicado por Yulia, ela afirma que o acontecimento representa um duro golpe para os opositores do governo

Yulia, acusa diretamente Putin de ser responsável pela morte de Alexei Navalny, alegando que ele roubou dela um pai para seus dois filhos
Viúva de Navalny acusa Putin de matar marido – Crédito: Reprodução / Redes sociais

Viúva do opositor russo Alexei Navalny, Yulia Navalnaya afirma que a morte do marido foi do atual presidente da Rússia: Vladimir Putin matou o meu marido”.

Publicidade

Em vídeo publicado por Yulia sobre a morte do marido, ela afirma que o acontecimento representa um duro golpe para os opositores do governo de Vladimir Putin. A princípio, Navalny, conhecido por sua coragem e carisma, faleceu repentinamente após um período de detenção em uma colônia penal no Ártico. Lá ele cumpria uma sentença de três décadas.

Yulia acusa diretamente Putin de ser responsável pela morte de seu marido, alegando que ele roubou dela um pai para seus dois filhos. Em uma mensagem de vídeo carregada de emoção, Navalnaya promete continuar o trabalho de Navalny pela liberdade e prosperidade da Rússia, chamando seus compatriotas para se juntarem a ela na luta contra o que considera um crime hediondo.

As autoridades russas negam qualquer envolvimento na morte de Navalny. O Kremlin alerta sobre uma resposta firme a qualquer tentativa de interferência estrangeira nas eleições do país. Ainda assim, a investigação sobre a morte de Navalny está em curso, conforme anunciado pelo Kremlin.

Sucessora de Navalny?

Navalnaya, sempre foi uma forte aliada em suas batalhas contra as autoridades russas. Em outras palavras, ela esteve presente em suas muitas aparições nos tribunais, ao seu lado em comícios e aguardando sua libertação de diversas penas de prisão.

Publicidade

Em sua mensagem de vídeo, ela enfatizou a importância de continuar a luta, mesmo diante das dificuldades. “A principal coisa que podemos fazer por Alexei e por nós mesmos é continuar lutando. Mais, mais desesperados, mais ferozes do que antes”, declarou.

Navalnaya destacou a necessidade de união para enfrentar o que descreveu como um regime enlouquecido, incluindo Putin, seus aliados, membros das forças de segurança, ladrões e assassinos que, segundo ela, paralisaram o país.

Por fim, Navalnaya afirmou: “Sabemos exatamente por que Putin matou Alexei há três dias. Falaremos sobre isso em breve. Com certeza descobriremos quem exatamente executou esse crime e como exatamente. Vamos citar os nomes e mostrar os rostos.”

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.