DE VOLTA

Voo com brasileiros que saíram da Faixa de Gaza deixa o Egito

A viagem terá escalas técnicas em Roma (Itália), Las Palmas de Gran Canária (Espanha) e Recife; a aeronave deve chegar a Brasília às 23h30 desta segunda-feira (13)

repatriados-Brasil
Hasan Rabee é um dos brasileiros repatriados na Faixa de Gaza (Crédito: Hasan Rabee/ Arquivo Pessoal)

O voo do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transporta o grupo de 32 brasileiros da Faixa de Gaza decolou nesta manhã do aeroporto do Cairo, no Egito.

Publicidade

A aeronave fará três paradas técnicas, segundo a previsão da FAB: em Roma, na Itália; em Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha; e na Base Aérea do Recife (BARF). A previsão é que o avião pouse por volta das 23h30 desta segunda-feira (13) em Brasília (DF).

O grupo de 32 brasileiros que conseguiu deixar a Faixa de Gaza no domingo (12) pela fronteira com o Egito embarcou, por volta das 7h (horário de Brasília), dentro do avião (modelo VC-2 190, da Embraer), pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB) e que foi cedido pela Presidência para levá-los ao Brasil.

Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiro para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos -, contempladas com autorização para sair de Gaza em lista divulgada na última quinta-feira (9), 32 atravessaram a passagem fronteiriça de Rafah pela primeira vez desde o início do conflito.

Segundo o Itamaraty, duas pessoas do grupo que constavam na lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. Conforme apurou a CNN, duas brasileiras, mãe e filha, decidiram ficar no território palestino por motivos pessoais.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.