Will Smith é banido do Oscar por 10 anos

O ator poderá continuar com o prêmio recebido no Oscar 2022

will-smith-e-banido-do-oscar-por-10-anos
Will Smith (Crédito: Neilson Barnard/Getty Images)

O ator Will Smith, foi banido de ir ao Oscar e a todos os eventos da Academia de Hollywood, por 10 anos após o tapa em Chris Rock na premiação do Oscar 2022. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (8), pelos diretores da Academia. A reunião foi adiantada para a definir sanções contra o ator.

Publicidade

O ator poderá continuar com o prêmio, recebido na edição deste ano pelo papel em “King Richard: Criando Campeãs” e poderá concorrer a outras estatuetas, desde que não coloque os pés em nenhum evento da Academia durante 10 anos. No dia 30 de março, os organizadores abriram um processo disciplinar contra Will Smith com 15 dias de prazo para defesa, mas como o ator renunciou como membro da Academia, o prazo deixou de ser necessário.

De acordo com o G1, a carta divulgada pelo presidente da Academia, David Rubin é a seguinte:

“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.

Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o fato inédito.

Publicidade

Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.