O presidente da China Xi Jinping foi reeleito neste domingo (23) como secretário-geral do Partido Comunista Chinês. Ele deve ficar no posto pelos próximos cinco anos.
Este é o terceiro mandato seguido de Xi, que também foi reeleito como líder do exército, cargo que vai ocupar junto com a presidência.
O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou o presidente chinês: “Os resultados do Congresso do Partido confirmam plenamente sua alta autoridade política, bem como a unidade do partido que você lidera”, disse Putin a Xi, segundo o site do Kremlin.
Segundo o site Al Jazeera, Xi e Putin assinaram um acordo de parceria “sem limites” em fevereiro, três semanas antes da invasão da Ucrânia pela Rússia. Desde então, a China adotou uma linha cuidadosa, criticando as sanções ocidentais contra a Rússia, mas deixando de endossar ou ajudar na campanha militar.
The Chinese Communist Party has elected Xi Jinping as its general secretary for an unprecedented third term, and introduced a standing committee stacked with his allies ⤵️
🔗: https://t.co/eIckFNU1PK pic.twitter.com/8Fs5JjqFHX
— Al Jazeera English (@AJEnglish) October 23, 2022