Zelensky agradece Biden por banir petróleo russo

Zelensky também chamou a Rússia de ”estado terrorista”

zelensky-agradece-biden-por-banir-petroleo-russo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresenta sua declaração nacional durante o segundo dia da COP26 na SECC em 1º de novembro de 2021 em Glasgow, Reino Unido. (Crédito: Andy Buchanan – Pool/Getty Images)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, defendeu o fim das agressões russas em um pronunciamento transmitido em vídeo. Zelensky também agradeceu o presidente dos EUA, Joe Biden, por proibir a importação de petróleo russo.

Publicidade

Ele afirmou que o movimento do norte-americano é “um sinal mais forte para todo o mundo” e que a decisão “não se trata apenas de dinheiro, mas também de liberdade e futuro”.

O presidente chamou novamente a Rússia de um estado terrorista e disse que os ucranianos irão resistir. “O mundo não acredita no futuro da Rússia. Não se fala sobre isso. Eles falam sobre nós, nos ajudam, se preparam para apoiar nossa reconstrução depois da guerra. Porque todos viram que para as pessoas que se defendem tão heroicamente, esse ‘depois da guerra’ certamente virá”, disse Zelensky.

Sanções ao petróleo russo

O presidente Joe Biden anunciou nesta terça-feira (8), a proibição de importações de petróleo russo para os Estados Unidos. Durante o seu comunicado sobre às novas sanções a Rússia o presidente Biden, disse que empresas que estão saindo da Rússia dão exemplo para outras.

Publicidade

Além disso, o presidente dos Estados Unidos, disse entender que a guerra russa tem elevados preços, mas que as empresas não podem explorar os consumidores americanos. Biden afirmou que esta decisão foi tomada, após consultar aliados, como países da União Europeia.

Em uma publicação do Twitter, o presidente dos Estados Unidos, comunicou as novas sanções impostas à Rússia. “Hoje, estou anunciando que os Estados Unidos estão mirando uma artéria principal da economia da Rússia. Estamos proibindo todas as importações de petróleo e gás russos.”

Em outro post o presidente dizia “A proibição do petróleo e do gás russos tem forte apoio bipartidário no Congresso e no país. Os americanos se uniram para apoiar o povo da Ucrânia e deixaram claro que não faremos parte do subsídio à guerra de Putin.”

Publicidade

Joe Biden disse que contará com barris de petróleo de reservas. “Em coordenação com nossos parceiros, já anunciamos a liberação coletiva de 60 milhões de barris de petróleo de nossas Reservas Estratégicas de Petróleo, metade disso dos Estados Unidos.” Segundo, o presidente eles tomando medidas para garantir um fornecimento confiável de energia global.

Publicidade