Um Fiat Palio Weekend elétrico é leiloado

Este raro rural, modelo 2007/2008, era usado exclusivamente na indústria e nunca foi oferecido em série. A motorização oferece 20 CV

Um Fiat Palio Weekend elétrico é leiloado
(Créditos: Pixabay)

Nos últimos anos, o desenvolvimento dos veículos elétricos se intensificou em todo o mundo e o caminho para a eletromobilidade começou a ser promovido, mas existem alguns modelos que talvez nunca tenhamos imaginado ver com uma mecânica ecologicamente correta, mas mesmo assim existiram.

Publicidade

É o caso de um Fiat Palio Weekend, modelo 2007/2008, veículo desenvolvido em parceria entre a marca italiana, a empresa de energia Itaipu Binacional e a hidrelétrica suíça KWO. A particularidade desta zona rural foi o seu desenvolvimento, visto que possui um mecanismo elétrico com 20 CV de potência e 5,1 kgm de torque.

Conforme divulgado pela Quatro Rodas, o projeto teve início em 2006 e, embora o final do Palio Weekend não tenha sido vendido em série, várias unidades foram compradas e utilizadas por diferentes empresas de energia, como a Enel no Rio de Janeiro.

Para quem quiser dar um lance nesse modelo, o site de leilões Superbid passou a oferecê-lo por 12 mil reais. Claro, é preciso ter em mente que esta zona rural está inativa há muito tempo. Portanto, a pintura, o estofamento e o corpo estão em boas condições. Além disso, os pneus estão em más condições.

Lembre-se que os benefícios não são os melhores, do ponto de vista da aceleração e da velocidade máxima. Atinge o limite de 100 km / he em 28 segundos ao tentar atingir a melhor marca partindo do zero.

Publicidade

A bateria é de sódio-níquel-cloro e gera uma autonomia de 120 quilômetros.

Por fim, outra das peculiaridades deste Palio Weekend Electric são os instrumentos, já que possui apenas um velocímetro, somado às informações do computador central.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.