Relato de um brasileiro que fugiu da Ucrânia

Nesta entrevista, o ex-técnico do Coritiba, Albanir Roberto Szymanski, que vive na Ucrânia, relata o momento da fuga para a Polônia quando a invasão russa teve início.

brasileors-ucrânia-fuga

“Senti medo. Horas sem dormir. Situações que eu nunca imaginei passar”. Estas foram as palavras do brasileiro Albanir Szymanski, treinador de futebol, que conseguiu fugir da Ucrânia em meio ao bombardeio das tropas russas de Vladimir Putin.

Publicidade

“Acreditamos nas palavras de Putin, que garantiu que não iria invadir o país.”

Ele conta que, na vizinhança, todos estavam relativamente tranquilos. O presidente russo Vladimir Putin disse que não invadiria o país.

Viu que a palavra de Vladimir Putin não era garantia quando acordou na quinta-feira (24) com uma sirene forte da igreja, com o alto-falante dizendo: “Começou a guerra”.

Ele conta que, a primeira medida foi apagar as luzes da casa e fazer o menor nível de ruído possível. Esta era a recomendação das autoridades. Havia o temor de que os caças russos conseguissem detectar o movimento humano. “Algo desesperador para estrangeiros”, relata.

Publicidade

A primeira ideia foi contactar o consulado brasileiro, sem sucesso. Das 7 da manhã à uma da tarde foram várias tentativas. Ele tomou a decisão, junto com outros 7 jogadores brasileiros e mais um técnico, de iniciar a fuga para a Polônia.

Na estrada, viu filas imensas em caixas eletrônicos, supermercados e em todos os postos de combustíveis. “Quando consegui abastecer, estávamos limitados a 20 litros de diesel”, conta.

Estava em uma cidade tranquila. “O medo era Putin decidir atacar o consulado americano e nós ali, perto…”

Publicidade

A íntegra da entrevista você confere no Youtube Perfil Brasil!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.