Países da Europa Oriental acionam Artigo 4º da OTAN

O anúncio foi feito pela primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas

paises-da-europa-oriental-acionam-artigo-4-da-otan
Primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas (Crédito: Reprodução / Instagram @kajakallas)

Países da Europa Oriental acionam Artigo 4º da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia acionaram o artigo para lançar consultas dentro da aliança sobre o ataque da Rússia à Ucrânia. De acordo com o site da OTAN, o Artigo 4º pode movimentar uma ação coletiva entre os 30 estados membros.

Publicidade

O anúncio foi feito no Twitter pela primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, em que dizia “Convoquei uma reunião urgente do governo esta manhã. O governo da Estônia decidiu desencadear consultas NATO sob o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte, em cooperação com outros Aliados, incluindo Letônia, Lituânia e Polônia.”

“Há uma ameaça para todo o mundo livre, pois a Rússia lançou um ataque em grande escala contra a Ucrânia um país europeu soberano. As consultas da OTAN sobre o reforço da segurança dos Aliados devem ser iniciadas para implementar medidas adicionais para garantir a defesa dos Aliados”, completou a ministra.

O Artigo 4º diz “As partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”. A última vez que este artigo foi invocado foi em fevereiro de 2020 pela Turquia, depois que soldados turcos morreram, devido a um ataque das forças do governo sírio. A Turquia já chegou a invocar o Artigo 4º em quatro ocasiões.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.