esclarecimento

Agenda diplomática de Bolsonaro continua “extremamente ativa”, diz defesa

De acordo com o ex-presidente, uma tentativa de fuga é “altamente improvável e infundada”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, por meio de sua equipe legal, direcionou um comunicado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negando qualquer insinuação de pedido de asilo em sua visita à embaixada da Hungria.
Ex-presidente ficou dois dias na embaixada da Hungria – Créditos: NYT/Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro, por meio de sua equipe legal, direcionou um comunicado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negando qualquer insinuação de pedido de asilo em sua visita à embaixada da Hungria. O magistrado deu 48 horas para que Bolsonaro se explicasse. De acordo com o ex-presidente, uma tentativa de fuga é “altamente improvável e infundada”.

Publicidade

Em outra parte do documento, a defesa alegou que a agenda diplomática do ex-presidente, “a despeito de não mais ser detentor de mandato, continua extremamente ativa, inclusive em relação a lideranças estrangeiras alinhadas com o perfil conservador”, tentando justificar a estadia no local.

Ainda, cita-se a relação amigável que o político possui com o  primeiro-ministro Viktor Orbán. Ele “mantém a agenda política com o governo da Hungria, com quem tem notório alinhamento, razão por que sempre manteve interlocução próxima com as autoridades daquele país, tratando de assuntos estratégicos de política internacional de interesse do setor conservador”.

“São, portanto, equivocadas quaisquer conclusões decorrentes da matéria veiculada pelo jornal norte-americano, no sentido de que o ex-presidente tinha interesse em alguma espécie de asilo diplomático, conclusão a que se chega bastando considerar a postura e atitude que sempre manteve em relação as investigações a ele dirigidas”, conclui o comunicado.

Bolsonaro na embaixada

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi flagrado por câmeras de segurança chegando à embaixada da Hungria no Brasil em 12 de fevereiro, quatro dias após ter seu passaporte confiscado pela PF. As imagens, obtidas pelo jornal estadunidense The New York Times, mostram um carro preto chegando ao local. Dele, descem Bolsonaro e mais dois seguranças e o embaixador húngaro, Miklos Tamás Halmai, os recebe.

Publicidade

Halmai foi convocado pelo Itamaraty para prestar esclarecimentos sobre a estadia de Bolsonaro. Em reunião com Maria Luisa Escorel, chefe diplomática dos países europeus no Brasil, o representante ficou cerca de 20 minutos em silêncio, apenas ouvindo a embaixadora.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.