BATE-BOCA

Alberto Fraga ameaça André Janones: “Não uso chupeta. Uso revólver, pistola”

Discussão na Câmara envolveu governistas e oposicionistas; deputado do DF negou estar armado no momento.

Alberto Fraga ameaça Janones: “Não uso chupeta. Uso revólver, pistola”
Os deputados André Janones (Avante-MG) e Alberto Fraga (PL-DF) se envolveram em bate-boca na Câmara (Crédito: Reprodução)

Uma confusão generalizada na Câmara envolveu os deputados André Janones (Avante-MG) e Alberto Fraga (PL-DF). Janones admitiu ter feito ofensas ao bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG), chamando-o de “chupetinha”.

Publicidade

O caso despertou ira de outros parlamentares, incluindo Fraga, que imediatamente saiu em defesa do colega de partido, ambos oposicionistas.

Em sessão nesta quarta-feira (29), Fraga fez uma ameaça a Janones, com quem discutiu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, durante audiência do ministro da Justiça, Flávio Dino, realizada no dia anterior (28).

“Sou oposição, sim. Mas a minha oposição nesta Casa sempre foi responsável e sempre foi construtiva. […] Um covarde, um valentão, usou a palavra. Não uso chupeta, uso revólver, pistola”, afirmou o deputado brasiliense.

Após a fala, o plenário se tornou palco de uma discussão acalorada entre Fraga e Janones. “Estou sendo ameaçado de morte. Vossa excelência deverá ser cassado por esta Casa”, disse André Janones. Os microfones foram desativados imediatamente durante a discussão.

Publicidade

Depois do episódio, Fraga divulgou nota na qual nega ter ameaçado Janones, além de assegurar que não porta armas na Câmara dos Deputados.

Nota do deputado Alberto Fraga:

“Esse é o meu quinto mandato como deputado federal, sempre fui oposição, mas uma frase pauta a minha atuação parlamentar: “Naquilo que discordarmos, a gente se respeita, naquilo que a gente concorda, a gente se une”. Minha oposição sempre foi responsável e construtiva.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), durante um discurso, um deputado da oposição me mostrou uma chupeta, como forma de afronta, e eu disse a seguinte frase: ‘Não uso chupeta, uso revólver, pistola’. Em nenhum momento fiz qualquer tipo de ameaça e acabei sendo interrompido durante a fala. Também aproveito para esclarecer que não estava armado, nunca circulei pela Câmara dos Deputados com qualquer tipo de arma.

Publicidade

É evidente que a oposição irá se defender dos ataques, mas certo tipo de comportamentos não podem ser aceitos, como desrespeito, interferir na fala. Esses são comportamentos inaceitáveis”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.