atos antidemocráticos

Gonçalves Dias pede demissão do GSI após aparecer em vídeos durante ataques a Brasília

Nas imagens exclusivas da CNN, o General Gonçalves Dias, ministro de Lula, aparece caminhando em um corredor o lado de vândalos.

(Crédito: Reprodução/CNN)

Após a divulgação das imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto que mostram ação do ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias nos ataques a Brasília no dia 8 de janeiro, a oposição quer que seja instaurada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Publicidade

Imagens exclusivas da CNN mostram o general Gonçalves Dias por volta das 16 horas, no local, quando criminosos já tinham invadido o Planalto. Na primeira imagem, ele aparece sozinho no terceiro andar do Planalto. Gonçalves Dias tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete. Depois, o ministro aparece caminhando ao lado de vândalos. Veja!

Em uma das imagens um capitão do exército que não integra mais o GSI, aparece conversando com alguns invasores e, em seguida, os cumprimenta com um aperto de mão. Outra câmera registra o mesmo capitão tentando conter um dos vândalos, mas o responsável pela segurança não reage quando outro invasor pega um extintor de incêndio. Outro vídeo mostra um outro militar fardado entregando garrafas de água mineral para outro grupo de invasores.

Depois que as imagens vieram à tona, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República divulgou nota nesta quarta-feira  para tentar explicar a atuação do órgão diante dos invasores.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.