polícia federal

Atos antidemocráticos no DF: coronel da PM é preso

A ação faz parte da operação Lesa Pátria, que busca investigar e punir quem contribuiu para os ataques contra o Congresso Nacional.

Atos antidemocráticos no DF: coronel da PM é preso
Os atos golpistas completam um mês nesta quarta (08) (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (07), o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF. Naime é suspeito de omissão no planejamento da segurança do dia 8 de janeiro. Outros 3 policiais militares também foram presos, segundo a TV Globo e a GloboNews. 

Publicidade

A defesa de Naime afirmou à TV Globo, que, no dia em que ocorreram os atos, Naime estava em um hotel fazenda. Além disso, em nota, os advogados do coronel afirmaram que ele teria atuado conforme a lei, realizando as prisões ao seu alcance.

 “O avanço das investigações demonstrará a inocência do Coronel, que há 30 anos presta serviços relevantes à população do Distrito Federal”, afirmou a defesa.

INVESTIGAÇÃO

Os mandados de prisão fazem parte da operação Lesa Pátria. A ação busca investigar e punir quem contribuiu para os ataques contra o Congresso Nacional. Também serão cumpridas seis ordens de busca e apreensão. Até o dia 6 de fevereiro, a operação prendeu 16 suspeitos e 31 mandados de busca e apreensão.

Integrantes da cúpula da segurança pública do DF, como o então secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e o então comandante da PM, Fábio Augusto Vieira, também foram presos e destituídos, por suspeita de omissão e conivência com as ações golpistas.

Publicidade

900 suspeitos já foram denunciados por meio das investigações. A maioria foi detida no próprio dia dos ataques. Os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro completam um mês nesta quarta-feira (08).

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.