Evandro Leitão (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, celebrou a vitória sobre o deputado federal André Fernandes (PL) na disputa pela prefeitura de Fortaleza. Ele destacou o compromisso da capital cearense com ‘um futuro democrático’ e fez críticas à rede de apoios reunida pelo adversário.
“Aqueles que se acham donos do poder, aqueles que se juntaram com o filhote de Bolsonaro, deram com os burros n’água” declarou Leitão, ao mencionar as alianças de Fernandes com candidatos do primeiro turno.
O petista venceu uma eleição apertada, com 50,38% dos votos válidos contra 49,62% de Fernandes. Em coletiva de imprensa, Leitão ainda classificou o adversário e seus aliados como “arrogantes”.
Evandro Leitão vence eleição em Fortaleza e critica alianças de adversário
Durante seu discurso, Leitão afirmou: “A arrogância precede a queda. Nós derrubamos todos os arrogantes desse estado. Todos eles se juntaram, e Deus quis que todos caíssem pela sua arrogância, pela sua prepotência. Eu não vou citar nomes porque eu não sou uma pessoa que me alimento de ódio, pelo contrário“.
Antes, o petista já havia agradecido aos eleitores nas redes sociais, escrevendo: “De todo o meu coração, agradeço a cada um e cada uma de vocês que confiaram, que lutaram e sonharam junto. Essa vitória é nossa, do povo de Fortaleza, que acreditou na união e na esperança. Nossa cidade segue uma cidade que olha pro futuro e que defende a democracia“.
A campanha foi marcada por ataques entre os candidatos desde o primeiro turno. Leitão, ao final, reforçou um tom conciliador: “Agora é o momento de caminharmos lado a lado, todos nós, para construirmos uma Fortaleza de mais oportunidades, igualdade e respeito para todos”.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, parabenizou os aliados cearenses pelo resultado, destacando o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o líder do governo na Câmara, José Guimarães.
As tensões entre PT e PDT também foram um elemento central. Antigos aliados, os partidos se distanciaram desde a campanha presidencial de Ciro Gomes, com o PDT declarando apoio ao candidato do PL no segundo turno. Ex-membro do PDT, Leitão se filiou ao PT no fim de 2023, após divergências com o partido e a postura antipetista de Ciro.
Embora parte do PDT tenha apoiado Fernandes, o presidente interino da legenda, André Figueiredo, declarou que o partido fará parte da base de apoio a Leitão na prefeitura. “O PDT será da base do Evandro. Discutiremos isso com nossos vereadores“, afirmou.
Camilo Santana foi um dos articuladores centrais da candidatura de Leitão, garantindo sua filiação ao PT e, após negociações, a indicação de Leitão como candidato em vez da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Além de apoiar Leitão, Camilo, ex-governador do Ceará, articulou a base de apoio de partidos do Centrão, que também aderiram à campanha do petista.
Após o resultado, Camilo chorou ao discursar e declarou que “o bem venceu o mal”. Fernandes, por sua vez, declarou após a derrota que “a história dele apenas começou”.
Ao longo da campanha, Fernandes buscou manter distância do ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda que contasse com apoios do campo bolsonarista, como o de Capitão Wagner (União Brasil) e do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). O atual prefeito, José Sarto (PDT), terceiro colocado no primeiro turno, evitou declarações públicas de apoio, embora tenha sido fotografado com Capitão Wagner e Roberto Cláudio no dia da votação.
Leitão consolidou sua base no primeiro turno com o apoio dos partidos PSD, Republicanos, MDB, PP e PSB. Sua vice, Gabriella Aguiar (PSD), é deputada estadual e irmã de Domingos Neto (PSD-CE), além de filha do ex-vice-governador Domingos Filho.
Leia também: Culpa do Lula? Entenda por que Mário Gomes responsabilizou presidente após despejo
Siga a gente no Google Notícias
Ver essa foto no Instagram