COP 28

Barroso confirma participação na conferência do clima da ONU

Em 10 de dezembro, Barroso participará de painéis organizados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pelo Brasil

Barroso-conferência-clima
Ministro Luís Roberto Barroso (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, vai participar das reuniões da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que será realizada no próximo mês em Dubai, nos Emirados Árabes.

Publicidade

De acordo com a assessoria do ministro, no dia 10 de dezembro, Barroso participará de painéis organizados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo pavilhão do Brasil na conferência.

A comitiva brasileira no evento será liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A COP 28 será realizada entre 30 de novembro e 12 de dezembro. Em 2025, a conferência será realizada em Belém do Pará.

Aporte

A União Europeia (UE) fará contribuição financeira “substancial” para um novo fundo internacional destinado a combater a destruição causada pelas mudanças climáticas, informou a Comissão Executiva da UE nesta segunda-feira (13).

O primeiro fundo mundial de “perdas e danos” climáticos deverá ser lançado durante a cúpula climática COP 28 das Nações Unidas, a ser realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Publicidade

“O comissário está pronto para anunciar uma contribuição financeira substancial da UE e de seus Estados-membros para o fundo de perdas e danos na conferência, no contexto de um resultado ambicioso”, disseram a Comissão Europeia e o novo presidente da COP 28 dos Emirados Árabes Unidos em declaração conjunta, referindo-se ao comissário climático Wopke Hoekstra. A UE não especificou o tamanho da contribuição planejada.

O bloco de 27 nações também pretende comprometer-se com o financiamento na COP 28, para ajudar os países a cumprir a promessa de triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030, segundo comunicado.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.