SEM PREVISÃO DE ALTA

Bolsonaro tem “melhora gradativa”, diz boletim médico

Ex-presidente apresenta quadro de erisipela, uma doença inflamatória na pele do membro inferior esquerdo

Bolsonaro tem “melhora gradativa”, diz boletim médico
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua hospitalizado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, e não há previsão de alta, conforme o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (13). O comunicado indica que Bolsonaro está clinicamente estável, sem febre, e há uma melhora gradual em seu quadro infeccioso.

Publicidade

Ele está sendo tratado de erisipela, uma doença inflamatória na pele do membro inferior esquerdo, pelo cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e pelo cardiologista Leandro Echenique. Bolsonaro foi inicialmente internado em uma unidade hospitalar em Manaus, no Amazonas, em 5 de maio, e posteriormente transferido para São Paulo no dia 6.

Além dos boletins médicos, Bolsonaro tem compartilhado atualizações de seu estado de saúde nas redes sociais. Na última sexta-feira (10), ele publicou um vídeo mostrando que estava caminhando e fazendo exercícios na perna afetada pela inflamação.

O que é erisipela, que acomete Bolsonaro?

A erisipela é um processo infeccioso da pele que pode atingir a gordura do tecido celular. A bactéria se propaga pelos vasos linfáticos e causa a inflamação.

Pessoas de qualquer idade podem ter a doença, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores. O tratamento é por meio de antibióticos. Assim, dependendo da gravidade, os sinais de melhora podem começar a surgir após 48 horas do início do tratamento.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.