INVESTIGAÇÃO

Braskem: CPI pode ser instalada nesta terça-feira (12) no Senado

Os três senadores de Alagoas deverão ser membros da comissão: Renan Calheiros (MDB), Rodrigo Cunha (Podemos) e Fernando Farias (MDB)

Os três senadores de Alagoas estão na CPI: Renan Calheiros (MDB), Rodrigo Cunha (Podemos) e Fernando Farias (MDB)
Início dos trabalhos da CPI, nesta terça (12), depende do aval do senador Otto Alencar (Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que busca investigar a empresa petroquímica Braskem vive expectativa de ser instalada no Senado Federal a partir desta terça-feira (12). Todos os membros do colegiado foram indicados, com exceção do senador a ser escolhido pelo PDT; são 11 titulares e sete suplentes.

Publicidade

Os três senadores por Alagoas serão membros da CPI: Renan Calheiros (MDB), Rodrigo Cunha (Podemos) e Fernando Farias (MDB). Durante os trabalhos, são esperadas disputas decorrentes de rivalidades locais, especialmente entre Calheiros e Cunha.

A expectativa é que haja uma reunião pela manhã para que os senadores discutam quem vai ficar na presidência e na relatoria da CPI. O senador Omar Aziz (PSD-AM) é um dos cotados para assumir o comando da comissão.

Renan Calheiros disse à CNN que, de sua vontade, a CPI já deva ser instalada à tarde. Em princípio, isso depende do senador Otto Alencar (PSD-BA), por ser o senador mais velho do colegiado. O mais velho comanda a primeira reunião antes da oficialização do presidente do colegiado.

Otto Alencar afirmou que falou com Renan Calheiros por telefone e que deve se encontrar com ele quando chegar a Brasília. O senador também vai consultar o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA).

Publicidade

Nesta terça, logo às 9h30, haverá ainda uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do governo federal e vários políticos de Alagoas, entre eles, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, os três senadores do estado e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.