DISPUTA ACIRRADA

Câmara e Senado escolhem presidentes nesta quarta

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tentam a reeleição.

(crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

Serão votados nesta quarta-feira (01), em Brasília, os cargos para presidentes da Câmara dos Deputados e Senadores. O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tentam a reeleição para ocupar o posto. Os resultados das votações serão válidos para os próximos dois anos.

Publicidade

De acordo com reportagem do G1, não há fortes concorrentes para Lira, que deve se reeleger com vantagem de votos. A expectativa é, inclusive, de recorde na votação. Os ex-presidentes mais bem votados até agora foram João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991, ambos com 434 votos.

Já Pacheco, no entanto, deve enfrentar resistências, inclusive, dentro do próprio partido e terá um forte adversário o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN). Até esta terça-feira (31), o Pacheco contava com o apoio de seis partidos enquanto Marinho tinha o apoio de outros três.

COMO SERÁ FEITO A VOTAÇÃO

A votação é secreta nas duas Casas. Na Câmara, os deputados também irão votara  nos ocupantes dos outros 10 cargos da Mesa Diretora. Num primeiro momento, contudo, apenas o resultado do presidente é revelado. É ele quem anuncia os vencedores dos demais cargos.

A agenda da Câmara deve ser iniciada às 10h, com  a posse dos 513 deputados federais diplomados, que serão empossados em seus mandatos nesta primeira sessão preparatória. Às 14h, está prevista a reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora; A votação para presidente deve se iniciar após às 16h.

Publicidade

A sessão deve ser conduzida pelo deputado mais velho, no caso, o deputado Átila Lins (PSD-AM). Aberta a sessão, é feita uma leitura das regras para a eleição. Em seguida, os candidatos têm 10 minutos para discursar.

O quórum mínimo de votação é de 257 deputados, a Câmara tem em seu total 513 deputados. Vence em primeiro turno o candidato que receber a maioria absoluta dos votos. Caso haja segundo turno, vence a eleição quem obtiver maioria simples dos votos.

Já no Senado, a votação escolhe neste primeiro momento, apenas novo presidente da Casa. A votação para os demais cargos da Mesa Diretora será feita apenas no dia seguinte.

Publicidade

Às 15h, começa a sessão de posse dos 27 senadores eleitos em outubro do ano passado. Em seguida, acontece a eleição do novo presidente da casa, marcada para às 16h.

Para eleger um novo presidente, o candidato deverá contar com a maioria absoluta dos membros do Senado: 41 parlamentares. Caso nenhum dos candidatos atinja esse patamar, os dois mais votados vão para o segundo turno.

CANDIDATURAS

Disputam pelo cargo no Senado: Rodrigo Pacheco (PSD-MG); Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (PODEMOS-CE). Já na Câmara, concorreram ao cargo: Arthur Lira (PP-AL); Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (NOVO-RS).

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.