ESFORÇO CONCENTRADO

Câmara vai trabalhar para aprovar reforma tributária nesta semana

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), determinou que não haverá sessões das CPIs; ele afirma que a votação do projeto será realizada até sexta-feira (7)

Câmara vai trabalhar para aprovar reforma tributária nesta semana
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer votar o texto da reforma tributária até a próxima sexta-feira, 7 (Crédito Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados pretende ter uma semana de esforços concentrados com o intuito de aprovar a reforma tributária. Para lograr êxito, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), antecipou para a noite deste domingo (2) a reunião de líderes que geralmente acontece às segundas ou terças-feiras.

Publicidade

O alagoano quer chegar a um consenso sobre o texto a ser votado e dirimir dúvidas, questionamentos e discordâncias que ainda podem existir a respeito da reforma. Senado e Câmara terão recesso a partir do próximo dia 14.

Lira informou ainda que está disposto a receber em Brasília, nos próximos dias, governadores que queiram tratar da reforma tributária, uma vez o texto pode mudar a mecânica de arrecadação dos estados e também dos municípios.

O presidente da Câmara, em contato com a jornalista do g1, Ana Flor, afirmou que a votação não passa desta próxima sexta-feira (7).

Em razão do exíguo espaço de tempo até o recesso, o própiro Lira “decretou” que não haverá, nesta semana, sessões das CPIs em funcionamento na Casa, tampouco aquelas das comissões temáticas. Ele também decidiu que não haverá audiências públicas.

Publicidade

A reforma tributária é uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Em razão disto, são necessários votos de pelo menos três quintos dos deputados: 308 dos 513 parlamentares em dois turnos de votação. A PEC tem uma tramitação mais complexa do que votar, por exemplo, apenas um projeto de lei.

O texto do relator na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), foi apresentado há menos de duas semanas. Lira, que tem alternado em aprovar ou não projetos do governo, esclareceu que a pauta da reforma tributária é essencial para todo o país e não apenas para os interesses da gestão Lula.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.