John Kerry, o assessor especial do governo dos Estados Unidos para o clima, se reunirá com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta segunda-feira (27). A visita do assessor busca discutir dois assuntos centrais: questões climáticas e combate ao desmatamento, segundo a embaixada do país no Brasil.
Kerry chegou a Brasília neste domingo (26). Ele se reunirá com parlamentares, ministros e empresários ao longo da semana. Segundo o g1, a agenda deve ser dividida em duas partes: agenda climática da viagem e agenda diplomática da questão ambiental.
Além de Marina Silva, Kerry também deve se reunir com o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara e com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
Jerry provavelmente encontrará com Alckmin, assim como Marina Silva, nesta segunda-feira (27), no Palácio do Itamaraty. Depois, eles devem se reunir para jantar na Embaixada dos Estados Unidos.
Fundo Amazônia
A intenção dos EUA de fornecer recursos para programas de conservação e preservação da Amazônia, incluindo o aporte de recursos para o Fundo Amazônia, será um dos pontos abordados durante a viagem de Kerry. Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a Washington no início do mês, Joe Biden sinalizou a intenção de colaborar com Fundo Amazônia.
- Fundo Amazônia recebe doação de 35 milhões de euros da Alemanha
- Reino Unido pode se juntar ao Fundo Amazônia, diz ministra britânica
A previsão é que o governo norte-americano repasse US$ 50 milhões (R$ 270 milhões) ao Fundo Amazônia. A informação foi divulgada pela “Folha de S. Paulo” e, posteriormente, confirmada pelo blog da jornalista Julia Duailibi, por uma fonte do governo brasileiro que acompanhou Lula em Washington.