Fundo Amazônia

Combate ao desmatamento: John Kerry se reunirá com Marina Silva nesta segunda

A intenção dos EUA de fornecer recursos para programas de conservação e preservação da Amazônia, incluindo o aporte de recursos para o Fundo Amazônia, será um dos pontos abordados durante a viagem de Kerry.

Combate ao desmatamento: John Kerry se reunirá com Marina Silva nesta segunda
John Kerry, assessor especial do governo dos Estados Unidos (Crédito: Mark Makela/Getty Images)

John Kerry, o assessor especial do governo dos Estados Unidos para o clima, se reunirá com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta segunda-feira (27). A visita do assessor busca discutir dois assuntos centrais: questões climáticas e combate ao desmatamento, segundo a embaixada do país no Brasil.

Publicidade

Kerry chegou a Brasília neste domingo (26). Ele se reunirá com parlamentares, ministros e empresários ao longo da semana. Segundo o g1, a agenda deve ser dividida em duas partes: agenda climática da viagem e agenda diplomática da questão ambiental.

Além de Marina Silva, Kerry também deve se reunir com o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara e com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Jerry provavelmente encontrará com Alckmin, assim como Marina Silva, nesta segunda-feira (27), no Palácio do Itamaraty. Depois, eles devem se reunir para jantar na Embaixada dos Estados Unidos.

Fundo Amazônia

A intenção dos EUA de fornecer recursos para programas de conservação e preservação da Amazônia, incluindo o aporte de recursos para o Fundo Amazônia, será um dos pontos abordados durante a viagem de Kerry. Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a Washington no início do mês, Joe Biden sinalizou a intenção de colaborar com Fundo Amazônia.

Publicidade

A previsão é que o governo norte-americano repasse US$ 50 milhões (R$ 270 milhões) ao Fundo Amazônia. A informação foi divulgada pela “Folha de S. Paulo” e, posteriormente, confirmada pelo blog da jornalista Julia Duailibi, por uma fonte do governo brasileiro que acompanhou Lula em Washington.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.