A União faz a Força

Congresso derruba vetos e mantém compensação a estados pela redução no ICMS

Com a decisão, a União terá que compensar as perdas de arrecadação dos estados.

Congresso derruba vetos e mantém compensação a estados pela redução no ICMS
O Congresso Nacional decidiu por derrubar os vetos presidenciais (Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Nesta quinta-feira (14), o Congresso Nacional derrubou os vetos que o presidente Jair Bolsonaro (PL) impôs, e manteve a compensação a estados por conta da redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incide sobre os combustíveis, energia elétrica, comunicações e no transporte coletivo.

Publicidade

Com a decisão, a União terá que compensar as perdas de arrecadação dos estados. Isto já estava previsto, porém o chefe do Executivo acabou vetando o mecanismo de compensação. É bom lembrar que o ICMS é um imposto estadual e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados.

A proposta classifica os combustíveis, a energia elétrica, os serviços de comunicação e os transportes coletivos como serviços e mercadorias essenciais e indispensáveis, portanto proíbe os estados de cobrarem mais do que o teto do ICMS, que varia de 17% a 18%.

Diante deste mecanismo presente no texto votado pelo Congresso, os governadores acreditam que mesmo com a compensação da União sobre o ICMS, a queda na arrecadação pode chegar a até R$ 83 bilhões.

 

Publicidade

 

 

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.